O MELHOR ÓLEO PARA COZINHAR

 

As gorduras saturadas presentes nas carnes, laticínios, óleos de cozinha em geral e produtos industrializados são prejudiciais a saúde. 

🏆 Acontece que nem todas as gorduras saturadas são ruins. É o caso do Óleo de Coco. A gordura mais presente nesse óleo é o ácido láurico(47%) que é um triglicérides de cadeia média (TCM), encontrado também no leite materno e por isso gera inúmeros benefícios para a saúde:

🚩 Ao contrário dos carboidratos, o óleo de coco produz energia sem elevar a insulina, aumentando a sensibilidade desse hormônio. 
🚩 Apenas o óleo de coco é estável o suficiente para resistir a danos induzidos pelo calor, sendo que mesmo usado em altas temperaturas ele continua promovendo a saúde do coração, otimizando a perda de peso e a função da tireoide. 
🚩 Aumenta a imunidade com seu efeito antifúngico, antiviral e bactericida. 
🚩 Como o triglicérides de cadeia média presente no óleo de coco é metabolizado no fígado, ele libera imediatamente energia para o cérebro e músculos, substituindo a vontade de comer açúcar e doces, principalmente quando você entra em hipoglicemia.
🚩 Possui grande efeito termogênico, sendo ideal para perda de gordura.
🚩 Os ácidos graxos do óleo de coco não precisam de enzimas pancreáticas ou da bile para serem absorvidos, e por isso, são excelentes para problemas de vesícula biliar, digestão, e intestino.
😓 Para os críticos, devemos lembrar que o excesso pode possuir efeito laxante, mas 3 colheres de sopa por dia não produzirá esse inconveniente. 

👎 O verdadeiro vilão na nossa alimentação é a gordura trans, presente em óleos refinados, processados e industrializados. Esses devem ser evitados. Somente em 1911 foi colocado no mercado os óleos vegetais e por incrível que pareça, somente depois dessa data que os índices de infarto aumentaram.

🎯 A dica primeira dica é trocar esses óleos e cozinhar com óleo de coco extravirgem, infinitamente mais saudável do que todos esses óleos vendidos em garrafas plásticas: milho, soja, cártamo, girassol e canola. Eles aumentam a quantidade de omega-6 em sua dieta, criando um desequilíbrio na proporção de ômega-6 e ômega-3. Precisamos aumentar o consumo de ômega 3 para buscar a proporção ideal 1:1, como sugerem os melhores cientistas. 

🎯 A segunda dica é usar como um cosmético no cabelo e na pele. Se lambuze antes de dormir e coloque aqui seus resultados. Alguns dizem ser melhor que qualquer shampoo ou creme comprado por aí.