DORES E ESTALIDOS 
NOS JOELHOS?

 

Queixas de dor ou estalidos na região dos joelhos são um problema que afeta todas as idades. Desde os mais idosos até os mais jovens, desde os sedentários até os frequentadores assíduos de uma boa academia. Ouvimos sempre falar dos problemas que exercícios físicos incorretos ou excesso de corrida podem levar aos joelhos. Mas, afinal, tudo isso é mesmo verdade? Como posso garantir a saúde dos meus joelhos?
Convidamos o Dr. André França Resina, ortopedia Especialista em Cirurgia do Joelho e Traumatologia Esportiva, para nos esclarecer sobre os perigos, riscos e cuidados que devemos tomar com essas articulações tão nobres de nosso corpo.

RN: O que causa dores e estalidos nos joelhos?
Dr. André: A principal causa dessas queixas é o que chamamos de Condromalácia Patelar. Trata-se de um desgaste que ocorre nessa articulação com o passar dos anos. Uma degeneração ocorre nos joelhos devido a um atrito constante e intenso  entre a cartilagem da patela (rótula) e a tróclea do fêmur (osso da coxa).

RN: Quais são os sintomas?
Dr. André: Dor na porção anterior do joelho, sensações de instabilidade e estalidos, sentidos principalmente durante a execução de determinados movimentos como: 
• subir e descer escadas 
• levantar-se de uma cadeira 
• agachar 
• durante a execução de esportes como corridas, saltos ou contração vigorosa do quadríceps (musculatura da coxa)

RN: Como é causada?
Dr. André:  As causas são físicas (mais comum) ou genéticas (deformidades e desalinhamentos). A condromalácia causada pelo fator físico ocorre pela falta de fortalecimento muscular adequado e /ou atividades físicas realizadas de forma incorreta.

RN: É possível prevenir?
Dr. André: A principal medida para a prevenção é o fortalecimento muscular da coxa, principalmente da região anterior (quadríceps); de preferência sob orientação de educador físico em conjunto com o médico ortopedista.

RN: Qual são os riscos da Condromalácia?
Dr. André: O principal risco é a dor que piora progressivamento causando uma impossibilidade futura da realização de atividades físicas, devido ao desgaste da cartilagem. A longo prazo essa lesão constante pode levar ao que chamamos de artrose.

RN: Qual o tratamento?
Dr. André: O tratamento, na maioria dos casos, se baseia principalmente no fortalecimento muscular, orientado pelo seu ortopedista traumatologista esportivo em conjunto com o educador físico. Associamos, em muitos casos, o uso de condroprotetores, medicamentos tomados via oral para proteção das cartilagens. Em casos mais avançados, infiltração de ácido hialurônico dentro da cartilagem do joelho poderá ser necessária.

 


 Dr. André F. Resina

• Ortopedista pela Sociedade Brasielira de Ortopedia e traumatologia
• Especialista em Joelho pela Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho
• Especialista em Traumatologia Esportiva pela Faculdade de Medicina do ABC

DÚVIDAS?

ENTRE EM CONTATO

Entrar em contato

Av. Comendador Antônio Stocco, 155

 Parque Joaquim Lopes, Catanduva - SP

 

Segunda à Sexta 06:00 - 21:00

Sábado 09:00 - 12:00

Contato

17 3525-2509

17 98136-0006