“CUIDE DA SUA PELE COMO QUEM CUIDA DA SUA MELHOR ROUPA. É ELA QUE TE VESTE TODOS OS DIAS DE SUA VIDA!”

CONHEÇA ALGUNS MITOS E VERDADES ENVOLVENDO A DERMATOLOGIA

 

Depilação com lâmina engrossa os pelos?
MITO. A depilação com lâmina deixa os fios mais “espetados” mas não aumenta o diâmetro dos mesmos. Nada que se faça com a haste do pelo muda a sua característica. A impressão de que o pelo engrossa deve-se ao fato de que ele foi cortado no meio da haste, onde é mais grosso que na ponta do fio.

Escarificar uma acne pode evoluir para câncer de pele?
MITO. A acne não deve ser escoriada por outras razões, mas esta ação não provoca o câncer de pele. O maior problema é que muitos pacientes escarificam uma lesão pensando esta ser uma acne e na realidade já era uma lesão carcinomatosa que estava evoluindo.

Estrias não têm cura?
MITO. As estrias são lesões irreversíveis das fibras elásticas da pele e os tratamentos disponíveis são alternativas para apenas amenizar o aspecto das lesões, tornando-as mais semelhantes ao tecido sadio ao redor.

Herpes zoster é a catapora do adulto?
MEIA VERDADE. A varicela (catapora) e o Herpes zoster são causados pelo mesmo vírus. Após a contaminação do paciente por este vírus, algumas pessoas não desenvolvem a imunidade total a ele, que permanece latente (adormecido) no organismo do indivíduo. Quando encontra condições de se desenvolver, o vírus reativa-se e chega à pele através dos nervos, em faixas bem definidas, quadro denominado hespes zoster. A catapora é mais comum na infância e mesmo se uma criança que não teve catapora apresentar herpes zoster, provavelmente foi contaminada com o vírus ainda dentro do útero. Por outro lado, um adulto que não tenha relato anterior de contato com o vírus desenvolverá a catapora.

As verrugas são contagiosas?
VERDADE. As verrugas são processos infecciosos causados por vírus. Ocorrem em pessoas propensas, com baixa imunidade, sendo comum em crianças e adolescentes. Elas são disseminadas por contato direto ou indireto, uma vez que os traumas locais promovem também a inoculação do vírus. Isso explica a grande ocorrência desta doença nas mãos, cotovelos e joelhos.

Descamação nos pés é sinal de altos níveis de ácido úrico?
MITO. Descamação nos pés não tem absolutamente nenhuma correlação com os níveis séricos de ácido úrico. Quando a quantidade de ácido úrico aumenta na corrente sanguínea, causa uma doença chamada GOTA, que cursa com nódulos sensíveis nas articulações. Descamação nos pés na imensa maioria das vezes é causada por micose.

Depois do parto os cabelos caem por causa da anestesia?
MITO. Não é a anestesia a causa e sim o próprio parto ou ainda outro fator desencadeante de estresse físico e emocional que provoca uma queda intensa de cabelos, cerca de 2 a 4 meses após o evento traumático, chamada de eflúvio telógeno.

A caspa tem associação aos maus hábitos higiênicos?
MITO. O nome correto seria dermatite seborreica e não tem nenhuma associação com a frequência da lavagem dos cabelos, por exemplo. 

Em consultório próprio, Dra. Bruna Somilio realiza em Catanduva investigação clínica e dermatoscópica apropriadas, tratamentos individualizados, novos, seguros e eficazes para os seus pacientes. O conhecimento profundo adquirido tem bagagem no Hospital Borgoroma em Verona na Itália e na Universidade de Michigan nos Estados Unidos. A graduação em Medicina na Universidade de Taubaté, a formação em Clínica Médica na Faculdade de Medicina de Catanduva, a pós-graduação em Dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e a subespecialização em Cirurgia Dermatológica no Instituto BWS, fazem desta profissional e de sua atuação referências no segmento.

DÚVIDAS?

ENTRE EM CONTATO

Entrar em contato

Av. Comendador Antônio Stocco, 155

 Parque Joaquim Lopes, Catanduva - SP

 

Segunda à Sexta 06:00 - 21:00

Sábado 09:00 - 12:00

Contato

17 3525-2509

17 98136-0006